quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A História do Tênis

A história mais aceita no que concerne ao surgimento do tênis é a de que ele teria sido criado na França, no século 12. Na época, o esporte era disputado com as mãos e a bola era arremessada contra um muro. Pelas características da modalidade, era conhecido como “jeu de paume” (jogo da palma, em francês).
Com o passar do tempo, o tênis foi evoluindo. Cerca de duzentos anos mais tarde, foi desenvolvido um protótipo da atual raquete. Era, na verdade, um pedaço de madeira em forma de pá, conhecido como “battoir”. Logo depois, os italianos adicionariam cabo e cordas trançadas ao instrumento.
Nesse período, a modalidade se desenvolveu e deixou de ser praticada em um muro, passando a uma quadra retangular dividida ao meio por uma corda, em um jogo que podia ser disputado por até seis pessoas de cada lado, conhecido na época como “longue-paume”. Aos poucos, o esporte tornou-se mais técnico, e as partidas passaram a ser disputadas em uma quadra menor, com menos jogadores. A partir dessa fase, passou a ser denominado “court-paume”.
As regras atuais do tênis, porém, só foram desenvolvidas pelo britânico Walter Wingfield por volta de 1870. Desde então, sua prática expandiu-se com rapidez. Tanto que a modalidade acabou incluída logo no programa dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, na Grécia.
Colaboração: Wladimir

Um comentário: