quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A História do Tênis

A história mais aceita no que concerne ao surgimento do tênis é a de que ele teria sido criado na França, no século 12. Na época, o esporte era disputado com as mãos e a bola era arremessada contra um muro. Pelas características da modalidade, era conhecido como “jeu de paume” (jogo da palma, em francês).
Com o passar do tempo, o tênis foi evoluindo. Cerca de duzentos anos mais tarde, foi desenvolvido um protótipo da atual raquete. Era, na verdade, um pedaço de madeira em forma de pá, conhecido como “battoir”. Logo depois, os italianos adicionariam cabo e cordas trançadas ao instrumento.
Nesse período, a modalidade se desenvolveu e deixou de ser praticada em um muro, passando a uma quadra retangular dividida ao meio por uma corda, em um jogo que podia ser disputado por até seis pessoas de cada lado, conhecido na época como “longue-paume”. Aos poucos, o esporte tornou-se mais técnico, e as partidas passaram a ser disputadas em uma quadra menor, com menos jogadores. A partir dessa fase, passou a ser denominado “court-paume”.
As regras atuais do tênis, porém, só foram desenvolvidas pelo britânico Walter Wingfield por volta de 1870. Desde então, sua prática expandiu-se com rapidez. Tanto que a modalidade acabou incluída logo no programa dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, na Grécia.
Colaboração: Wladimir

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Entrega de Troféus

Diretoria pronta para entrega dos troféus: Magrão, Marcelo, José Mendes, Luiz Claudio, Rodney, Wladimir e João.

Jaime, ex-presidente do Tenis Clube, entregando o troféu de Campeão da Categoria A para o Carlos.


José Mendes entregando o troféu de Campeão da Categoria B para o Samuel


Luiz Claudio entregando o troféu de Vice-Campeão da Categoria B para o Pedro Claudio (PC)




Rodney entregando o troféu de Campeã da Categoria C para a Luciana











Wladimir entregando o troféu de Vice-Campeão da Categoria C para o Danilo

sábado, 4 de outubro de 2008

Torneio - Junho de 2008

No mes de junho de 2008 a nova diretoria do Tenis Clube de Itapeva realizou o primeiro torneio dessa gestão. As chaves foram divididas em Iniciantes, Categoria B e Categoria A. Os resultados seguem abaixo:


Final da Categoria Iniciantes: Luciana e Danilo, vencida pela Luciana
















A final da Categoria B: Samuel e Pedro Claudio, vencida pelo Samuel


















Final da Categoria A: Sieder e Carlos, vencida pelo Carlos






Normas e Regulamentos

TCI - NORMAS E REGULAMENTOS –28/MARÇO/2008 –



1. DA UTILIZAÇÃO DO TCI


1.1. Poderá utilizar as quadras e as dependências do TCI os sócios e seus dependentes, desde que em dia com a mensalidade do TCI. Para os novos associados, o pagamento da taxa estipulada como JÓIA também deverá estar em dia.

1.2. Haverá tolerância de 03 meses de atraso no pagamento das mensalidades, desde que justificado este atraso junto à DIRETORIA.

1.3. Após 03 meses de atraso, no quarto mês, o associado será automaticamente desligado do quadro de sócios do TCI. O ex-sócio que desejar retornar ao quadro de associados do TCI, deverá pagar a JÓIA estipulada para novos sócios.

2. DAS AULAS DE TÊNIS


2.1. O TCI cede a QUADRA 02 para a prática das aulas de tênis, nos dias e períodos pré-estabelecidos pela DIRETORIA. Os horários das aulas, os valores e demais detalhes referentes às aulas, são de responsabilidade exclusiva dos professores Pedro e Alexandre.

2.2. Fica estabelecido os seguintes períodos para aulas na QUADRA 2:-
DE SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA – disponível integralmente.
SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS – NÃO disponível entre 09H00 e 14H00.

2.3. Somente poderá freqüentar as aulas de tênis, os sócios do TCI, e seus dependentes, desde que estejam em dia com o pagamento da mensalidade, e da JÓIA quando for o caso de novos sócios.

2.4. Os professores de tênis não podem acolher novos alunos sem a autorização da DIRETORIA. Os novos alunos devem associar-se ao TCI antes de iniciar qualquer treinamento, e para isso os professores devem orientar os interessados para que procurem a DIRETORIA ou o funcionário do TCI para regularizar sua situação, antes de iniciar suas aulas.

3. DA JÓIA


3.1. Fica estipulada, a partir do mês de Junho/2008, uma JÓIA equivalente ao valor de 03 mensalidades para os novos sócios ou para ex-sócios que desejarem retornar ao quadro do TCI. Esta JÓIA poderá ser paga em até 03 parcelas mensais consecutivas. O pagamento da JÓIA não desobriga o associado do pagamento da mensalidade.

4. DOS PAGAMENTOS


4.1. Os valores referentes às mensalidades e aos pagamentos da JÓIA, somente deverão ser feitos ao PRESIDENTE DO TCI – JOÃO MARGARIDO, ou ao VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO – MARCELO FERRARI, ou ao FUNCIONÁRIO DO TCI – LÁZARO. Nenhuma outra pessoa está autorizada a receber valores em nome do TCI. Pagamentos efetuados a pessoas não autorizadas neste regulamento, não serão reconhecidos pela DIRETORIA do TCI. O associado deverá exigir recibo no ato do pagamento.

5. CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO


5.1. A conservação e manutenção das instalações do TCI, são de responsabilidade da DIRETORIA. Todo serviço de reparo, limpeza, melhorias, etc, deverá ser autorizado e coordenado pela DIRETORIA.

5.2. O associado que constatar uma necessidade de manutenção ou de melhoria, deverá contatar a DIRETORIA, ou o funcionário do TCI, para que seja analisada a viabilidade da execução.

6. Casos omissos, não contemplados por estas normas, serão decididos pela Diretoria.


João B. Mello Margarido
Presidente do TCI – 2008/2009


Normas aprovadas por unanimidade pela Diretoria.

Diretoria 2008 - 2009

PRESIDENTE: JOÃO BATISTA DE MELO MARGARIDO

VICE PRESIDENTE ADMINISTRATIVO: LUIZ CLÁUDIO ANTONIO NOGUEIRA

VICE PRESIDENTE FINANCEIRO: MARCELO FERRARI A CAMARGO

VICE PRESIDENTE ESPORTIVO: WLADIMIR JOSÉ SANTOS OLIVEIRA

VICE PRESIDENTE SOCIAL: RODNEY LESTER ABUD

CONSELHO FISCAL: JOSÉ MENDES SOBRINHO

ANTONIO SERGIO SILVEIRA CERQUEIRA


















Wladimir, Luiz Claudio, Marcelo, Rodney e João